Amphiprion ocellaris
Foto: Francesco Ricciardi, Biodiversity4all (2023)
VOCÊ SABIA?
O peixe-palhaço vive em simbiose com as anêmonas, pois encontra proteção contra predadores entre seus tentáculos. Já a anêmona se beneficia da presença do peixe-palhaço porque ele fornece restos de comida e ajuda a atrair as presas com seus movimentos. Além disso, o peixe-palhaço pode defender a anêmona de certos organismos que podem prejudicá-la. Durante o período reprodutivo, a fêmea coloca até mil ovos na anêmona!
Outra curiosidade sobre esses animais é o fato de que exibem um comportamento reprodutivo chamado hermafroditismo sequencial ou dicogamia. Quando a fêmea dominante morre ou é removida do grupo, o macho reprodutor passa por uma mudança de sexo e se torna a fêmea dominante. Em resposta, um dos machos não reprodutivos amadurecerá e assumirá o papel de macho reprodutivo. Essa mudança sequencial de sexo ajuda a garantir a sobrevivência e o sucesso reprodutivo do grupo.
ONDE VIVE?
O peixe-palhaço é encontrado principalmente em águas quentes e tropicais dos oceanos Pacífico e Índico, particularmente nos recifes de corais do Sudeste Asiático, Austrália e Mar Vermelho. Eles habitam áreas protegidas dentro dos recifes de corais, como lagoas, canais e encostas de recifes.
O QUE COMEM?
São onívoros e comem principalmente de algas, plânctons e pequenos invertebrados.
Também se alimentam de restos das refeições da anêmona, bem como consomem as algas que crescem nos tentáculos da anêmona e arredores.
MAPA DE DISTRIBUIÇÃO DA ESPÉCIE (BIODIVERSITY4ALL 2023):
CLASSIFICAÇÃO
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Pomacentridae
Gênero Amphiprion
Espécie Amphiprion ocellaris
SAIBA MAIS CLICANDO NO LINK COM OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE: Amphiprion ocellaris (Página Biodiversity4all)