Diplectrum radiale
Foto: Gabriel Lelis Togni, Biodiversity4all (2023).
VOCÊ SABIA?
Micholes-da-areia com menos de 10 cm de comprimento tendem a viajar em grupos de até dez indivÃduos, enquanto aqueles com mais de 10cm são solitários.
Outra curiosidade é que esse peixe é hermafrodita que significa que um indivÃduo possui órgãos reprodutores masculinos e femininos. No caso do Diplectrum radiale, eles começam suas vidas como machos e depois fazem a transição para se tornarem fêmeas funcionais. Esse hermafroditismo sequencial permite que eles maximizem seu sucesso reprodutivo e se adaptem à s mudanças em suas condições sociais e ambientais.
ONDE VIVE?
Esta espécie ocorre sobre fundos marinhos entre 10-80 m de profundidade. Também foi registrada perto de recifes rochosos, dentro de depressões em habitats de fundo mole e associado a matéria orgânica, invertebrados bentônicos sésseis ou algas verdes e fundos de cascalho arenoso.
O QUE COME?
Diplectrum radiale é uma espécie carnÃvora com uma dieta composta principalmente de pequenos peixes, crustáceos e outros invertebrados. Eles são predadores habilidosos, usando sua agilidade e camuflagem para emboscar suas presas de seus esconderijos na areia ou entre rochas e recifes de corais.
MAPA DE DISTRIBUIÇÃO DA ESPÉCIE (IUCNRedlist 2023):
CLASSIFICAÇÃO
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
FamÃlia Serranidae
Gênero Diplectrum
Espécie Diplectrum radiale
SAIBA MAIS CLICANDO NO LINK COM OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A ESPÉCIE: Diplectrum radiale (BIODIVERSITY4ALL 2023).