Foto: Diomar Augusto de Quadros
Gênero Turdus
Familia Turdidae
Ordem Passeriformes
Classe Aves
Filo Chordata
Reino Animalia
Se alimenta dos frutos da Aroeira (Schinus terebinthifolius) arvore que está presente no Parque Rio da Onça.
Seu nome comum Sabiá-poca vem do Tupi, “Poca” é a palavra utilizada no idioma Tupi para descrever “barulho”. O som mais ouvido é o de seu chamado, pois o canto só pode ser escutado durante sua época de reprodução.
É uma ave muito presente no nosso dia a dia, muitas vezes pode ser encontrado nos mesmos ambientes do Sabiá laranjeira (Turdus rufiventris)
Se encontra por boa parte da América do Sul como: Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Em sua época de migração também pode ser encontrado no Peru.
Habita áreas de borda de mata e mata aberta, também pode ser encontrado em área urbana com uma grande quantidade de árvores.
Se alimenta de frutos e invertebrados, tem o hábito de procurar alimento pelo solo. Os frutos da Aroeira são frequentemente encontrados na dieta das aves que estão no mesmo ambiente da árvore.
https://www.biodiversity4all.org/taxa/12710-Turdus-amaurochalinus
É uma ave que mede em média 22 cm, tem o corpo principalmente marrom com exceção do seu peito que tem uma coloração bege, a região dos olhos possui uma mancha escura que contrasta com seu bico amarelo vivo.